Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para discentes

De WikiCTI
Ir para navegação Ir para pesquisar
Ufu logo.png "Identidade @UFU"

Este artigo trata de assuntos relacionados a identidade @UFU, você pode saber mais sobre ela clicando aqui.

Procedimentos para a criação de e-mails para alunos (graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, alunos matriculados em Programas de Intercâmbio da UFU.


Observações preliminares

• O aluno (de graduação, pós-graduação, residente ou intercambista) deverá estar regularmente matriculado;

• O e-mail será criado no domínio @ufu.br;

• O aluno é responsável em criar o seu E-mail institucional;

• Alunos com o status de “Formado” não poderão criar E-mails na instituição.


Procedimentos para a criação do E-mail @ufu.br:

- Clique em nova Id UFU

Criação de identidade UFU para Discente 01.jpg

  • Selecione seu vínculo com a UFU (Aluno)

Criação de identidade UFU para Discente 02.jpg

  • Preencha com seu número de matrícula e senha do portal do aluno.
- Obs.: Caso o captcha (texto na imagem) não seja exibido, atualize a página antes de prosseguir.

Criação de identidade UFU para Discente 03.jpg

  • O sistema de identidades sugerirá sempre um e-mail formado por "primeiro.ultimo" nomes, isso pode ser alterado antes de prosseguir.
  • Sua senha deverá contar obrigatoriamente 8 caracteres formados por letras e números ex: joaquim12
  • Forneça um e-mail secundário pessoal (GMAIL, HOTMAIL, etc), esse será utilizado para recuperar sua senha, caso esqueça-a.
  • Forneça seus telefones de contato, celular e fixo (se possuir).

Criação de identidade UFU para Discente 04.jpg

  • Confira seus dados! Leia atentamente o termo de aceite.
- Estando ciente dos dados nessa tela apresentados, marque a caixa e avance.

Criação de identidade UFU para Discente 05.jpg

  • Sua identidade UFU está criada, com esse e-mail @ufu.br você conseguirá acessar serviços da instituição, tais como: e-mail, rede wi-fi e CAFe.

Criação de identidade UFU para Discente 06.jpg



Observações:


A) Os discentes matriculados nas diversas unidades acadêmicas da UFU que tiverem alguma dificuldade na criação, recuperação ou identificação do E-mail institucional deverão procurar PESSOALMENTE o CTI-Centro de Tecnologia da Informação com os documentos originais da identidade estudantil e a carteira de identidade ou CNH. Locais de atendimento do CTI:

- Uberlândia, Campus Santa Mônica: Bloco 1J-CTI-Guichê de atendimento da Divisão de Suporte ao Usuário (ao lado do Centro de Convivência e do Banco Santander. O acesso ao guichê se dá através da rampa que remete ao guichê). Telefone para contato: (34) 3239-4303.

- Uberlândia, Campus Umuarama: CTI- Divisão de Suporte ao Usuário-Bloco 2Y-Primeiro piso, Sala 16. Telefone para contato: (34) 3225-8040.

- Campus Avançado de Monte Carmelo: CTI-Divisão de Suporte ao Usuário-Campus Araras-Bloco 1A-Sala 408. Telefone para contato: (34) 3810-1020.

- Campus Avançado de Patos de Minas: CTI-Divisão de Suporte ao Usuário-Prédio Palácio dos Cristais-Sala 205- Segundo Andar. Telefone para contato: (34) 3823-3714 (Ramal 33 – CTI).

- Campus Avançado do Pontal: Divisão de Suporte ao Usuário-Bloco 1B-Subsolo-Sala do Centro de Tecnologia de Informação-CTI. Telefones para contato: (34) 3271-5274, (34) 3271-5275, (34) 3271-5276, (34) 3271-5277.


B) Se o aluno não possuir a senha de matrícula, deverá procurar a coordenação de seu curso. Ou, resgatar a sua senha em: https://www.portalestudante.ufu.br

C) É necessário que o aluno já tenha o número de matrícula de aluno da UFU já homologado no Sistema de Gestão.

C) O e-mail será criado no domínio @ufu.br, sendo esse associado à pessoa e não ao curso, ou seja, caso o aluno obtiver outros vínculos (outra graduação, mestrado, servidor etc.) e o e-mail ainda estiver ativo, não será permitido criar outro e-mail.

D) É recomendado que seja informado o E-mail Alternativo (E-mail do GMAIL, HOTMAIL, YAHOO etc.), uma vez que alguns serviços administrativos automatizados em nosso servidor de e-mail o utiliza, como, por exemplo, a recuperação de senha. Dessa maneira, para o cadastro que for realizado com o preenchimento do e-mail alternativo, será possível realizar remotamente a redefinição da senha do e-mail @ufu.br. Se não houver o e-mail alternativo, a recuperação da senha deverá ser realizada pessoalmente pelo aluno conforme orientações no item número 1 (acima).


TERMO DE RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL DOS DISCENTES


Como usuário do Sistema de Identidade UFU (id-UFU) administrado pelo Centro de Tecnologia daInformação (CTI) da Universidade Federal de Uberlândia, os discentes deverão concordar e estar ciente de que:

• O E-mail institucional (ufu.br) é de uso acadêmico-administrativo e se destina única e exclusivamente para fins de ensino, pesquisa, serviços gerais de assistência administrativa no âmbito da UFU, sendo terminantemente proibido o uso para quaisquer outros fins.

• No plano jurídico, é terminantemente proibido usar esse correio eletrônico institucional para fins comerciais e/ou particulares de seu interesse ou de terceiros.

• O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) não se responsabiliza pelo uso indevido do e-mail institucional e os possíveis processos jurídicos que poderão advir.

• Através do e-mail institucional, sempre deverão utilizar uma linguagem respeitosa, polida, formal e culta nas mensagens. Portanto, palavras chulas, indecorosas, obscenas, de baixo calão e outras formas de linguagem (fotos, desenhos, tirinhas etc.) que possam causar constrangimentos deverão ser continuamente evitadas.

• Jamais deverão utilizar o e-mail institucional para envio de SPAM (mensagens eletrônicas não solicitadas, incompatíveis aos interesses da UFU, que são enviadas em massa para dezenas/centenas/milhares de emails ao mesmo tempo com o objetivo de fazer propagandas diversas).

• Em caso de transferência definitiva da UFU para outro órgão federal, demissão, exoneração ou rescisão contratual o e-mail institucional será cancelado dentro de 30 dias.

• O CTI não se responsabiliza pelo uso indevido, negligente ou imprudente dos e-mails concedidos aos seus servidores.

• O e-mail institucional e os serviços que a ele são associados são de uso pessoal. Assim, o e-mail e os dados cadastrados, principalmente a senha (password), devem ser usados de forma segura, sigilosa, sempre zelando por sua guarda e confidenciabilidade, declarando-se ciente de que não poderá transferir, ceder ou emprestar a outrem, a qualquer título, uma vez que é de caráter administrativo e intransferível. Portanto, (o discente) deve estar ciente de que o uso indevido de sua Id-UFU ou de seu e-mail implica, além das medidas judiciais cabíveis, o imediato bloqueio da identidade no provedor de identidade da UFU e, consequentemente, a perda do direito de qualquer tipo de acesso aos (e/ou utilização dos) serviços oferecidos pela (ou por meio da) UFU, inclusive aos serviços disponibilizados posteriormente.

Obtido em ""