Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para servidores ativos e aposentados

De WikiCTI
Ir para: navegação, pesquisa
Ufu logo.png "Identidade @UFU"

Este artigo trata de assuntos relacionados a identidade @UFU, você pode saber mais sobre ela clicando aqui.

Procedimentos para a criação de E-mail @ufu.br institucional para servidores ativos e aposentados

O servidor é o responsável em criar o seu E-mail. Também, é necessário que as seguintes condições, informações institucionais e pessoais sejam respeitadas:

a) É exigido que o servidor já tenha a matrícula SIAPE (SIGEPE) já cadastrada no Sistema de Gestão da UFU;

b) É requerido que seja servidor UFU ativo ou aposentado;

c) É preciso que possua CPF cadastrado no Sistema de Gestão da UFU;


Procedimentos para a criação do E-mail pessoal-institucional:

1) Acesse: www.idufu.ufu.br

2) Clique sobre o link “Nova Id UFU”

3) Escolha o seu vínculo com a UFU: Servidor

4) Uma nova tela será apresentada com esta solicitação: “Por favor, preencha todos os campos. Depois, clicar sobre Enviar”, conforme tela abaixo:

Criar email servidores html 9da9c063d46901aa.jpg

5) Em seguida, a tela “Nova Identidade @UFU” será apresentada para que os dados complementares sobre o cadastro do E-mail sejam informados, exceto o “E-mail Alternativo”, que é opcional. Entretanto, é altamente recomendado que seja informado o E-mail Alternativo (E-mail do GMAIL, HOTMAIL, YAHOO etc.), uma vez que alguns serviços administrativos automatizados em nosso servidor de E-mail o utiliza, como, por exemplo, a recuperação de senha. Para o cadastro que for realizado com o preenchimento do E-mail alternativo, consequentemente será possível realizar remotamente a redefinição da senha do E-mail @ufu.br.

6) Escolha do E-mail: Sugere-se que o E-mail seja definido com o primeiro nome e um sobrenome; com iniciais do nome e sobrenome; com sobrenome (s) e inicial do nome.

Criar email servidores html 83542223546b1f4e.jpg

7) Após o preenchimento de todos os campos da tela “Nova Identidade @UFU”, clicar sobre “Criar Id@UFU”.

8) Favor ler o “Termo de Responsabilidade Institucional”. Na sequência, marcar o campo “caixa de confirmação”.

9) A seguir, o seu E-mail institucional estará disponível.

TERMO DE RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL

Como usuário do Sistema de Identidade UFU (id@UFU) administrado pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Universidade Federal de Uberlândia, servidores deverão estar cientes de que:

• O E-mail (ufu.br) é de uso institucional-administrativo e se destina única e exclusivamente para fins de ensino, pesquisa, serviços gerais de assistência administrativa no âmbito da UFU, sendo terminantemente proibido o uso para quaisquer outros fins.

• No plano jurídico, é terminantemente proibido usar esse correio eletrônico institucional para fins comerciais e/ou particulares de seu interesse ou de terceiros.

• O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) não se responsabiliza pelo uso indevido do e-mail institucional e os possíveis processos jurídicos que poderão advir.

• Através do e-mail institucional, o servidor deverá utilizar uma linguagem respeitosa, polida, formal e culta nas mensagens. Portanto, palavras chulas, indecorosas, obscenas, de baixo calão e outras formas de linguagem (fotos, desenhos, tirinhas etc.) que possam causar constrangimentos deverão ser continuamente evitadas.

• O Servidor jamais deverá utilizar o e-mail institucional para envio de SPAM (mensagens eletrônicas não solicitadas, incompatíveis aos interesses da UFU, que são enviadas em massa para dezenas/centenas/milhares de e-mails ao mesmo tempo com o objetivo de fazer propagandas diversas).

Obtido em ""