Procedimentos para recuperacao de Senha do E-mail ufu.br

De WikiCTI
Ir para: navegação, pesquisa

Procedimentos para recuperação de Senha do E-mail @ufu.br

Observações:

   • Funcionalidade disponível somente para e-mail institucional-pessoal @ufu.br que possuam e-mail alternativo cadastrado. Para o caso de e-mail administrativo, essa função está disponível somente para e-mails com o responsável devidamente cadastrado.

1) Acessar https://www.idufu.ufu.br
2) Clicar sobre “Esqueci minha senha / usuário”

Procedimentos para recuperacao de Senha do E-mail ufu.br html 2c2b7705c173f75.jpg

3) Selecione o identificador a ser utilizado e preencha a respectiva informação:

   a) Usuário – informe o usuário/e-mail 
   b) SIAPE – (para servidores) informe o SIAPE
   c) Matrícula – (para estudantes) informe a matrícula
   d) CPF – informe o seu CPF

4) Clique sobre “Enviar".
5) O sistema apresentará uma tela pedindo para que confirme o e-mail alternativo cadastrado, no caso de e-mail pessoal. Para o caso de e-mail administrativo, o e-mail alternativo é o e-mail do responsável. Para ajudar a identificar o e-mail alternativo cadastrado, o sistema apresentará parte do e-mail. Por exemplo: se o e-mail alternativo for ufu_alternativo@gmail.com, o sistema apresentará: uf*****@gmail.com. Observe que são informados os dois primeiros caracteres do login e o domínio referentes ao seu E-mail alternativo.
6) Clicar sobre "Enviar";
7) Você receberá esta mensagem do sistema: “Operação realizada com sucesso. Dentro de instantes você receberá uma nova mensagem em seu E-mail alternativo com instruções para recuperar sua senha.”
8) Consequentemente, será enviado um E-mail com um link (formado com um token) ao seu E-mail Alternativo com as instruções para recuperar a senha;
9) A mensagem conterá o assunto: “[ID UFU] Geração de senha para Identidade UFU (...)”;
10) Abra a mensagem e leia o conteúdo;
11) Abra o link enviado clicando sobre o mesmo ou copiando e colando no navegador;
12) O sistema apresentará uma tela de recuperação de senha pedindo que confirme diversas informações pessoais como: primeiro nome, último nome, CPF etc.
13) Todas as informações deverão ser preenchidas e a senha a ser definida deverá conter 8 ou mais caracteres alfanuméricos (letras e números). Sugestão de estratégia para criação de senha: utilize uma palavra base, mais uma expressão numérica à sua esquerda, mais uma sequência de caracteres aleatórios à sua direita, como, por exemplo: 4872aegyptiWYT@ ou 8z43!BqnsepC@zqT
14) Mas lembre-se: as senhas 4872aegyptiWYT@ e 8z43!BqnsepC@zqT deixaram de ser excelentes, pois fazem parte desse tutorial!
15) Ao finalizar o preenchimento, deve-se clicar no botão “Criar Senha”.
16) Caso todas as informações estiverem corretas, a senha será definida como informado.

Obtido em ""